quinta-feira, 4 de julho de 2013

SEMINÁRIO_10 de JULHO / CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO _11 a 13 de JULHO DE 2013_UNL




SEMINÁRIO_10 de JULHO / 
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO _11 a 13 de JULHO DE 2013
_Campus do Monte da Caparica_ Universidade Nova de Lisboa


A terra como material de construção tem vindo a ser utilizada desde que há registos. 

Na arquitectura vernacular foi muito utilizada na execução de argamassas nomeadamente para assentamento de alvenarias e rebocos. 
Embora a sua utilização tenha praticamente desaparecido durante algum tempo, o interesse pelas argamassas de terra reapareceu com a necessidade de tornar a construção mais sustentável, com vista a possibilitar intervenções de conservação e reabilitação mais adequadas e eficientes e ainda para que a saúde dos utilizadores dos edifícios não seja comprometida. Em muitos países do mundo, e em grande parte dos países mais desenvolvidos da Europa, as argamassas de terra são correntemente formuladas, comercializadas e aplicadas. Felizmente em  Portugal este tema começa a prender o interesse por parte dos diversos agentes do sector da construção civil.  
As argamassas e os rebocos de terra apresentam particularidades que não são do conhecimento comum. Pela sua especificidade, no Seminário e no Curso de Especialização vai procurar-se aprofundar os seus diferentes aspectos. Este encontro de especialistas, investigadores, técnicos, construtores e empresários, da construção e ligados à indústria das argamassas e da cerâmica de barro vermelho, tem por objectivos motivar a utilização, desenvolvimento e inserção de novos produtos no mercado e demonstrar que é possível reconverter os meios disponíveis para a criação e aplicação de materiais construtivos inovadores / vernaculares e sustentáveis. 
Ver programa aqui
http://www.rebocosdeterra.blogspot.pt/

Sem comentários: