Páginas

06 maio 2021

Exemplo Torre de taipa_Ziegelei-Museum_Cham, Suiça

Baustelle 'Lehmturm' Ziegelei-Museum em Cham - Suiça
Obra em taipa: ETH Zurique students and other universities in Switzerland and abroad during summer school
Cliente: Fundação Ziegelei-Museum, Cham
Duração da construção: 2017-2020
(PT)
'Torre de terra' no Ziegelei-Museum em Cham, Suiça
' A estrutura de tijolos de barro em Cham, Suiça, é um dos únicos exemplos de tijolos feitos à mão intactos, fabricados nesta zona suiça com influência alemã e que é hoje um monumento arquitetónico referenciado.
Ao lado desta antiga cabana de tijolos no lugar do celeiro destruído, foi construído um museu que documenta a história da olaria local.
Para além disso, há uma antiga casa residencial da família com mais de cem anos, bem como um valioso biótopo ou nicho ecológico, que foi originalmente utilizado como um poço de argila pelo mosteiro próximo dos monges cister Frauental.
Hoje o espaço encontra-se remodelado e aberto ao público pela Fundação Museu Ziegelei.
Quanto ao processo de produção da argila aos tijolos, é agora visitável, com diversas exposições e eventos anuais.
Para tornar a paisagem protegida e a visita ao terreno mais acessíveis, a Fundação Museu Ziegelei pretendeu construir uma torre de observação junto à cabana protegida de tijolos.
O Arq. Roger Boltshauser atribuiu esta tarefa aos alunos da TU Munique onde foi professor convidado 2016-2017.
A matéria-prima argila foi utilizada na sua forma crua para criar uma referência directa em relação à antiga olaria.
Deste modo os projetos dos alunos do curso de Design da TU Munich foram coordenados com os alunos da ETH Zurique e desenvolvidos até à fase final de construção.
Um aspecto importante do processo foi o objectivo de construir a torre de observação como parte da escola de Verão em 2019. Dois grupos de 15 alunos da ETH Zurique e de outras universidades, juntaram-se durante duas semanas cada em Brunnen, no lago Lucerna para adquirirem a experiência prática necessária na área da construção em taipa.
Em 2020, o prédio foi construído a partir dos elementos desenvolvidos em oficina oferece hoje aos visitantes uma visão expressiva da área da olaria e do biótopo, mas também mostra novos caminhos como a arquitetura em terra crua pode ser construída. '

Sem comentários: