Páginas

24 maio 2021

Exemplo_Bauge

© Photo Amélie Le Paih
(PT) 
Bauge
Na região francesa da Bretanha, o termo 'bauge' designa uma técnica tradicional de construção em terra crua para paredes monolíticas moldadas e estruturalmente portantes (que suportam cargas). Esta técnica é chamada de “cob” em inglês e de “mâsse” na Normandia.
O material terra é geralmente aplicado no seu estado plástico (massa argilosa modelável), e misturado com fibras vegetais (palha, feno, tojos ou urzes), para controlo da retracção das argilas.
A mistura é posicionada numa base 'solin' que define a secção das paredes. Geralmente esta é elevada em relação ao solo e construída em alvenaria de pedra com junta argamassada. A mistura de solo é colocada com uma forquilha em torrões ou na forma de ripas cortadas e é então aparada, ou seja, cortada verticalmente (ver na foto).
O processo de elevação sucessiva é contínuo, sem juntas definidas as paredes de bauge são erguidas até uma altura de cerca de 50 cm. A elevação para um nível superior é realizada apenas quando a anterior secou o suficiente para suportar o bloco seguinte.
O aparamento de superfície define o seu acabamento final, que pode ou não ser revestido, conferindo o aspecto monolítico e a verticalidade à parede de bauge.





Sem comentários: