Páginas

01 setembro 2008

Amigos_Escola de Taliscas_Matriz adl

Existem Associações locais que merecem por inúmeras razões ser divulgadas.
Porque são pólos activos no domínio da promoção cultural e artística, na criação de oportunidades criativas, mas sobretudo pela natureza humana das suas intervenções, no contacto de proximidade com as tradições e a população.

A Associação Matriz adl com sede em Odemira e casa na aldeia de Taliscas, é sem sombra de dúvida uma destas Associações.
Odemira é hoje um concelho muito espalhado em termos de população, com carências de serviços e de oferta cultural. Daí a importância da Matriz como base de encontro e aproximação do património imenso que Odemira e o Sudoeste Alentejano contêem.

Não são apenas as praias fantásticas e a paisagem protegida, a gastronomia ou doçaria, são as pessoas e as tradições (acções vivas que as diferenciam) que merecem ser conhecidas e divulgadas, este é principal trabalho da associação Matriz.
E porque importantes são as pessoas que a constroem, todos os dias, um abraço ao amigo Raul Almeida, um homem apaixonado pela região e conhecedor das histórias do concelho, à Arquitecta Susana Sequeira, que se dedica e organiza as formações e também o pequeno Gaspar que com os seus "amigos" brinquedos anima o futuro da associação.

Cabe-nos as nós,
amadores e aprendizes das Arquitecturas de Terra,
contribuir e saudar o trabalho desenvolvido por estes "alemtejanos".

O blog da associação com notícias sobre as actividades é o

http://www.matriz-adl.blogspot.com/

Quanto a Novidades fresquinhas, teve início no dia 29 de Agosto e vai prolongar-se nos dias 6, 7 até dia 8 de Setembro uma acção de formação sobre "Conservação e Recuperação de Construções em Terra".



A associação convida todos os que estiverem interessados se quiserem assistir à finalização dos trabalhos a passarem pelo

Polo de Actividades das Taliscas (antiga Escola Primária).

A intervenção prática de recuperação centra-se numa ruína próximo da escola e consiste grosso modo no preenchimento de lacunas, execução de socos, argamassas, rebocos e taipa) .

Como estas formações têm tido muita procura, está já prevista para Outubro uma nova edição.



Sem comentários: