Páginas

21 novembro 2012

Oficina sobre construção em adobe_Oliveira do Bairro_16-17 Dez. 2012









 
No âmbito da programação da Arq. OUT, que se estende no concelho Oliveira do Bairro para o próximo mês de dezembro, dias 16 e 17, haverá uma OFICINA sobre construção em adobe "Construção em terra crua (taipa ou adobe)", organizada pela Arq. Olga Santos e orientada pelo Arq. Paulo Costa.
A participação é gratuita e as inscrições poderão ser feitas até sexta-feira, dia 12 de dezembro 2012 para a Biblioteca Municipal.
+ info Biblioteca Municipal 234 740 330/ 939951072

OFICINA DE CONSTRUÇÃO EM TERRA CRUA (TAIPA e ADOBE)
Esta Oficina introduzirá os conceitos base às técnicas de construção em terra crua, por via da construção de uma parede em taipa e/ ou adobes abordando outras técnicas ecológicas complementares. Numa perspectiva «faça você mesmo», será construído um objecto escultórico, de carácter didáctico, utilizando técnicas [ecológicas] tais como: edificação de muros em taipa e em adobe e argamassas naturais.

Objectivo/ Missão
Introdução aos conceitos teóricos e ferramentas práticas associadas à construção com terra crua dotando os participantes dos conhecimentos básicos e consciência sobre tecnologias tradicionais e potencialidades dessa vertente da construção a partir de um modelo didáctico já testado de carácter essencialmente prático.
Sensibilização da população sobre as vantagens ambientais na optimização dos recursos naturais e neste tipo de construção acrescentando-se ainda vantagens para os habitantes dos edifícios em terra crua.
A terra, devido à sua elevada higroscopicidade e inércia térmica, proporciona níveis de conforto climático interiores muito superiores ao da construção em alvenaria de tijolo corrente. O conforto climático atingido nas habitações em terra crua proporciona, por sua vez, um ambiente interior saudável, pelo que este tipo de construção, quando associada a boas soluções de ventilação e aquecimento passivos, contribui para uma melhor saúde na habitação.

1º dia
Utilização da pedra na estrutura de fundação para construções em terra
Marcações no terreno
Contacto com ferramentas e materiais
Introdução, especificidade e diversidade da construção com terra
O Taipal e as ferramentas da taipa
Identificação, análise e ensaios de solos para construção em terra
Fabrico de adobes
Tarde
Início da construção com os participantes

2º dia
Continuação da construção com os participantes
Aplicação dos adobes, se estiverem suficientemente secos.
Acabamentos.
Conclusões e debate

Sem comentários: