Páginas

10 julho 2012

WORKSHOP de Técnicas de Construção Ecológicas_Serralves_Porto









A PEEL promove pela primeira vez no Norte do País o WORKSHOP DE TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO ECOLÓGICAS que terá lugar em Serralves, na cidade do Porto.
Trata-se de um conjunto de 3 oficinas de introdução aos conceitos base de técnicas de construção em terra crua por via da técnica da taipa e de outras técnicas ecológicas complementares.
Numa perspectiva «faça você mesmo», será construído um abrigo ecológico utilizando técnicas, tais como: estruturas em madeira, fundações em pedra, edificação de paredes em taipa, tijoleiras em cal e argamassas naturais, dotando os participantes das noções básicas para se iniciar nessas técnicas ou aprofundar conhecimentos já adquiridos.
A 1ª oficina tem inscrições abertas – limitadas! - e decorrerá no fim de semana de 21 e 22 deste mês. no ESPAÇO.PARQUE (QUINTA DE SERRALVES)

A terra, fundamento da construção de numerosos povos desde há milénios, foi marginalizada pelo Modernismo.
O seu baixíssimo impacto ambiental, as excelentes propriedades térmicas, plásticas e construtivas são contudo verdadeiramente notáveis.
Seja por necessidade, seja por opção, a terra crua é um material que se afirma no horizonte do futuro de uma construção mais sustentável.
Este abrigo acolherá, por fim, um forno de pão em argila, objeto da última Oficina.
Este projeto será realizado no Parque de Serralves com os participantes e a orientação de Paulo Costa, aproveitando a época estival, a mais indicada para a realização de construções com materiais naturais – e a mais agradável!
A língua de trabalho será o Português, com tradução sintetizada para estrangeiros em Inglês, se necessário.
Participem e divulguem!

Sem comentários: