Páginas

30 janeiro 2012

“Arquitectura de terra – uma tradição para o futuro”_Rádio TSF

Foi emitido no passado dia 28 de Janeiro de 2011, na rádio notícias TSF, uma das rádios de maior audiência em Portugal, o programa 'Caminhos do Património', realizado em parceria com o IGESPAR, e dedicado esta semana à Arquitectura de Terra.

Podem escutar o programa em: 

“Arquitectura de terra – uma tradição para o futuro”

A arquitetura de terra afigura-se hoje como uma herança na qual se incluem várias técnicas de construção - encontrando-se atualmente mais de 100 sítios inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO - bem como uma alternativa aos sistemas construtivos que se impuseram, pelo menos, nos dois últimos séculos. Em Portugal, as técnicas de construção em terra que se utilizam, a taipa, o tabique e o adobe, estão disseminadas um pouco por todo o território. 
Compreender o que é a Arquitetura de terra e qual a importância da sua salvaguarda, numa perspectiva de preservação do património existente e da promoção da utilização destas técnicas nos projetos atuais, são algumas das questões a explorar pelo jornalista Manuel Vilas–Boas que conversa com os Arq.ºs Mariana Correia, Maria Fernandes, Eduardo Carvalho e com o Eng.º Humberto Varum.

Sem comentários: