Páginas

13 novembro 2011

Mesquita de Djenné_Mali



















"A Grande Mesquita de Djenné é o maior edificio em adobe do mundo, e é considerada por muitos como a maior realização do estilo Sudano-Saheliano, embora tenha inúmeras influências islâmicas.

Localiza-se na cidade de Djenné, no Mali, que foi declarada como patrimônio mundial pela Unesco em 1988.

A mesquita foi construída em 1280 por Koy Konboro, o 26º rei de Djenné, no lugar do seu antigo palácio.

No final do século XIX, no entanto, à medida que o número de crentes diminuia a mesquita foi caindo em ruínas.

A mesquita foi reconstruída com o seu aspecto original em 1906. Apesar de não haver nenhum documento relatando o aspecto da mesquita, através dos relatos de anciães foram iniciados os tranalhos na mesquita. A construção terminou no ano seguinte.

A mesquita tem muros espessos, nos quais estão enterrados pedaços de madeira de palma, três torres com perto de 20 metros de altura, e robustos pilares pontiagudos inteiramente feitos de terra seca.

O adobe é fabricado com argila misturada com palha picada, bosta de vaca, e, por vezes, manteiga de karité.

A mesquita é danificada todos os anos pelas chuvas que ocorrem de Julho a Outubro, que levam uma parte do revestimento da mesquita, obrigando à manutenção regular do monumento. A esta manutenção dá-se o nome de "remudding" e tem lugar na estação seca, dando origem a uma grande festa. As mulheres trazem a água, os homens e crianças amassam a terra com com os pés e entregam-no aos pedreiros, que se empoleiram nas escadas para estende-lo nas paredes. Os pedreiros mais velhos verificam a qualidade do trabalho."

Texto retirado do Wikipedia aqui e fotografias em www.visitgaomali.com

Filme sobre a festa anual de manutenção da Grande Mesquita de Djenné, no Mali

Sem comentários: