domingo, 16 de outubro de 2011

Workshop de Construção em Taipa_Aljezur_Fotografias_Agradecimentos



Nos passados dias 05 a 09 de Outubro teve lugar em Aljezur, o workshop prático de Recuperação de Estruturas em Taipa, promovido em parceria pela entidade formadora ARQCOOP, a A-RSF (Associação dos Restauradores sem Fronteiras) e o ArquitecturasdeTerra.
O workshop iniciou-se na quarta-feira (dia 5) na Pousada da Juventude da Arrifana (local do alojamento), com a recepção dos participantes, distribuição de informação e apresentação teórica sobre a especificidade, diversidade e universalidade da construção com terra.
Os trabalhos práticos de intervenção numa construção em taipa existente, actualmente em ruína, iniciaram-se no dia seguinte sempre com bom ritmo, muito boa disposição e entusiasmo durante todo o workshop.
O estado debilitado da construção (muitos anos de ruína e intervenções danosas) obrigou a uma demolição parcial da parede existente a intervir e posterior reconstrução, permitindo implementar em obra alguns conceitos teóricos e ferramentas práticas associadas a estas tecnologias.
No sábado (dia 08), o workshop contou com a presença do responsável da empresa EMBARRO, Joachim Reinecke, especialista em rebocos e tintas de barro.
Após uma breve apresentação das características destes rebocos, os formandos foram convidados a experimentar a sua preparação e aplicação, em mais um dia de convívio e aprendizagem que culminou no jantar de despedida no restaurante Pont’ a Pé, em Aljezur.
No último dia (domingo 09), o workshop foi concluído com uma breve apresentação de exemplos, avaliação e visita comentada a uma obra construída em taipa perto do Rogil, da autoria do Arq. Ricardo Gama Cruz que se disponibilizou para falar sobre o seu trabalho.

Ficam desde já os nossos sinceros agradecimentos à
ARQCOOP e em especial ao Diogo Corredoura, pelo apoio logístico inestimável, garantindo-nos sempre a água necessária para os rebocos e argamassas e os almoços animados no local da formação.
Agradecemos também à Marina e à
A-RSF por todo o apoio e pela disponibilidade da “sua” ruína, ao Joachim pela participação e partilha do seu conhecimento na área dos rebocos de barro e ao Ricardo Gama Cruz pelo entusiasmo com que nos apresentou a sua experiência.
Por fim, queremos agradecer ao excelente grupo de formandos, pelo seu espírito de equipa, vontade de aprender e construir, e pela boa disposição que nos fez sentir que estávamos, não numa formação, mas sim com um grupo de amigos.

No próximo ano contamos prosseguir com a promoção de workshops teórico-práticos como este, combinando tecnologias construtivas tradicionais e sustentáveis em contextos práticos de intervenção.

Para mais informações sobre outros cursos promovidos pela
ARQCOOP podem aceder aqui através do site.
Aqui fica em seguida uma pequena amostra da formação.



1 comentário:

Anónimo disse...

Olá.

Muito bom workshop. Em conteúdo e pessoas. Bom convivio e muito trabalho. Adorei. Bruno Faria