Páginas

03 maio 2009

Blog_Perspectiva de Futuro


Parede em taipa, Zambujeira do Mar, Odemira.
Somos verdadeiramente apaixonados pela construção em terra.
Fazemos parte orgulhosa daquele grupo dos que se emocionam com a simplicidade e coerência incrível destas técnicas, com a beleza das cores e texturas, com a subtileza e importância dos detalhes, com a riqueza construtiva e cultural da terra.

Somos dos que entendem e defendem o material terra como uma escola de sustentabilidade, só possível através da humildade e da experiência. Sabemos que fazemos parte deste Futuro e já imaginamos como serão a formação, o projecto e a construção em Terra daqui a 10, 15, 20 anos.
Na semana passada fomos desafiados, e ainda bem, a observar e relançar o trabalho desenvolvido no Blog do ponto onde nos encontramos, quais os nossos sonhos, o seu potencial e que caminho queremos seguir.

Aceitámos o convite, dialogámos com quem sabe mais, aprendemos conversando e fizemos novos amigos.

No Blog somos visitados diariamente por dezenas de curiosos e entendidos na matéria, recebendo feedback dos vários cantos do Mundo.
Acreditamos estar a construir com o
ArquitecturasdeTerra um espaço aberto e responsável, centrado na universalidade da construção em terra, de divulgação, conhecimento e discussão de ideias.

Neste sentido, e de forma a ampliar esta plataforma de sinergias relacionadas com a terra, estamos apostados em promover uma MOSTRA DE PROJECTOS ON-LINE com posteriores visitas às obras de terra, dialogando com os projectistas e construtores, organizando DEBATES e mesas redondas, ENCONTROS e EXPOSIÇÕES sobre a terra.

Queremos debater tudo, desde as razões Históricas, sociais e culturais, aos aspectos técnicos, físicos,químicos e até estéticos da construção com terra.

Convidamos por isso todos os interessados que tenham projectos e/ou obras construídas, ideias para debate e divulgação, a contactarem connosco para o mail: arquitecturasdeterraatgmail.com, ou pelo tlm 914854458.

Os sonhos para o Futuro da Arquitectura de Terra constroem-se hoje.

1 comentário:

cmcm disse...

Equipa do arquitecturas de terra,

Simpatizo a 200% com esta vossa causa, que de resto é também a minha.
Nos dias que correm é preciso ter alguma coragem para seguir este caminho. Ora digam lá quantas vezes não ouviram palavras menos positivas (daqueles que se dizem arquitectos muito experientes e que afirmam por isso não acreditar na terra...),ou são olhados como alguém que anda a brincar às construções de terra? Não tiveram também já de suportar aqueles que vos atiraram as palavras "deixa, isto passa, é só uma fase...".
É complicado, pois é. Seria muito mais simples passar o resto da vida a desenhar num computador soluções construtivas globalmente "aceites" pela indústria, sem questionar a sua utilização, sem procurar alternativas,sem ambicionar conhecer a essência das coisas que nos rodeiam. Enfim, a verdade é que penso que nao temos nada a provar a quem escolhe não acreditar. As evidências falarão mais alto que essas vozes.
Desejo-vos muitas felicidades e força para esta vossa nova fase!
Qualquer coisa que precisem, sabem onde me encontrar.

cmcm