segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aniversário 10 Anos CdT_23 Novembro 2013

Em Novembro de 2003 foi registada, através de escritura pública, a constituição da Associação Centro da Terra. 
Concretizava-se assim um projeto que pretendia reunir sob uma mesma instituição todos aqueles que pessoal ou profissionalmente pretendem “(…) desenvolver, preservar, regulamentar, e o que mais seja pertinente, ao retorno efectivo e viável de uma tradição que resiste a desaparecer (…)”- a Construção com Terra Crua.

Deste modo, no passado sábado, dia 23 de Novembro, a Associação Centro da Terra (CdT), comemorou  o seu 10.º aniversário, na sua sede na antiga escola da Cova do Gato (Abela). 
O dia foi muito preenchido com um programa diversificado que incluiu visitas a novas edificações com terra crua (taipa), uma obra actualmente em construção na Ribeira da Azenha, do Arq. Martin Trueb, e em São Luís o Turismo Rural Naturarte e a moradia unifamiliar, do Arq. Rui Graça. 
A manhã fechou com um almoço-convívio na escola-sede, típico dos mestres taipeiros, com bolo de aniversário.
Em seguida teve lugar na Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém, a inauguração oficial do Centro de Documentação do CdT, que terá o merecido nome e homenagem à Arq. Teresa Beirão. 
O centro de documentação foi criado resultante de um protocolo estabelecido entre o CdT e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e é exclusivamente dedicado à temática da Arquitectura de Terra.
Todos aqueles que queiram fazer uma doação de espólio documental (livros, teses, vídeos,etc.) poderão contactar a associação nesse sentido.
As comemorações concluíram-se com uma conferência conjunta com dois oradores convidados, a Arq. Mariana Correia, membro fundador do CdT e uma das mais activas divulgadoras e investigadoras da construção tradicional em terra e da sua preservação em Portugal que apresentou uma retrospectiva das Arquitecturas de Terra em Portugal no séc. XXI, e recordou o trabalho dos primeiros 10 anos da Associação CdT, concluindo com as perspectivas para o futuro da construção com terra crua.
O segundo orador convidado, o Eng. Christof Ziegert, em representação da  Ziegert | Roswag | Seiler Architekten Ingenieure, de Berlim, apresentou “Earth building status report from the perspective of ZRS", começando pelo trabalho da Associação Dachverband Lehm, no desenvolvimento de regulamentação específica para a Construção em Terra na Alemanha, e a norma de construção em terra NA 005-06-08 AA no DIN - Deutsches Institut fur Normung, passando pelo trabalho e investigação da ZRS no Muwaiji Fort, Al Ain, em Abu Dhabi. 

Aqui ficam algumas fotografias do dia, com os parabéns do ArquitecturasdeTerra e o agradecimento aos actuais membros da Direcção do CdT pela excelente organização do evento, fazendo votos para que os próximos 10 anos da associação representem a fase de maturidade e inovação que a construção com terra precisa no futuro.  

















Sem comentários: