Páginas

17 fevereiro 2022

Glossário de Construção em Terra_Côvado

Côvado
Medida islâmica/medieval de carácter sagrado e módulo dimensional privilegiado de várias civilizações, correspondendo à distância anatómica do cotovelo à extremidade do dedo médio. 
Derivado do latim Cubitus, a sua medida varia conforme o sistema metrológico, sendo mais constantes as medidas próximas dos 0,525 m. Ainda hoje estão à vista nos castelos de Monsaraz e do Redondo os seus côvados que são respetivamente 0,555 m e 0,553 . 
Como unidade linear do sistema craveiro da tradição portuguesa subdivide-se em 2 pés ou em 3 palmos craveiros e equivale a cerca de 0,66 m (Reinado de Dom. Manuel).
A sua origem perde-se no tempo, sendo que todo o sistema de medidas muçulmano que chega à Península Ibérica se baseia precisamente no côvado. As medidas mais usuais neste período estão compreendidas, por um lado, entre 0,41m e 0,48m, por outro rondam os 0,51m.
Na metrologia hispano-árabe, no entanto, era frequente encontrar o côvado comum ou côvado mamuni com 0,47m, ou o côvado mediano identificado com o côvado rassasi de 0,572m. 
De modo específico, no sistema construtivo em taipa este designa também a peça estreita, em ferro ou de madeira, com a dimensão exacta da espessura da parede (sem os revestimentos), que se coloca no interior e topo superior entre taipais, com uma dupla função, de garantir que os mesmos permaneçam paralelos ao longo do apiloamento da terra no seu interior e, após a sua remoção, a de criar um orifício na alvenaria de taipa onde será introduzida a agulha que sustentará os taipais na fiada superior em fase seguinte da construção.
Outras Medidas Lineares ou de Comprimento
Vara - Aparece também referida nos castelos do Redondo e de Monsaraz junto ao côvado com a medida de 1,10 m, valendo portanto 2 côvados exactos.
Braça - Apresentava a medida de 2,20m, ou seja 4 côvados exatos, ou duas varas e manteve-se com esse valor ate á introdução do sistema decimal. Este valor correspondia ao Bà árabe.

Taipa Militar - Castelo de Paderne, construído no século XII durante o domínio Almóada 
© Fotos - José Alberto Ribeiro

Sem comentários: