Páginas

04 abril 2011

Workshop Internacio​nal de Projecto de Arquitectu​ra de Terra


A Escola Superior Gallaecia e a Universidade de Florença organizam

Workshop Internacional de Projecto de Arquitectura de Terra


Local: Escola Superior Gallaecia - Vila Nova de Cerveira


Data: 4 a 11 de Abril de 2011


A Escola Superior Gallaecia (www.esg.pt) de Vila Nova de Cerveira (Portugal), e a Universidade de Florença (www.unifi.it) (Itália) encontram-se a organizar um Workshop de Projecto de Arquitectura de Terra. A iniciativa conta com a participação de quarenta estudantes e dez docentes de ambas as instituições universitárias, assim como, com a parceria de arquitectos do "plano b arquitectura" e do blog: Arquitecturasdeterra.



O Workshop decorrerá dos dias 4 a 11 de Abril 2011. Dois dias serão dedicados a visitar obras contemporâneas em terra no Alentejo. Obras dos arquitetos Alexandre Bastos, Henrique Schreck, Bartolomeu Costa Cabral e João Correia, que também acompanharão as visitas.



A segunda parte do workshop irá realizar-se em Vila Nova de Cerveira, durante 4 dias (8 a 11 de Abril). Consistirá no desenvolvimento de um exercício de projeto solicitado pela Junta de Freguesia de Covas, Concelho de Vila Nova de Cerveira. O projeto irá responder ao pedido expresso à Escola Superior Gallaecia, para a realização de projeto para um abrigo no Parque Florestal de Covas. Durante um dia irá realizar-se igualmente, um workshop prático de introdução às técnicas construtivas em terra.



Esta iniciativa insere-se na orientação pedagógica da ESGallaecia, com o objectivo de divulgar soluções de arquitectura sustentável, estimulando a utilização e preservação de técnicas construtivas tradicionais de grande interesse cultural e relevante potencialidade construtiva. Os diversos pedidos de estudantes de outras instituições para participarem no evento, tem demonstrado o interesse e a importância deste tipo de iniciativas. A ampla lista de espera e a motivação de docentes e organizadores revela que deveriam ser promovidas mais propostas pedagógicas que reúnam a teoria à prática.

1 comentário:

MET disse...

Hola gente de Arquitectura..
ayyy porque no me entere antesss...vivo cerquita de Florencia..me hubiese gustado participar..recien veo el news
saludos de MET