A Trienal de Arquitetura de Lisboa divulgou recentemente os vencedores do concurso "Casa em Luanda: pátio e pavilhão", organizado em parceria com a Trienal de Luanda, e o vencedor é...uma casa de taipa!!
O projecto vencedor foi desenvolvido pela equipa liderada pelo arquitecto português Pedro Sousa e formada ainda por Tiago Ferreira, Tiago Coelho, Bárbara Silva e Madalena Madureira.
Muitos parabéns a toda a equipa!!
O concurso propôs a criação de um pátio, com baixo custo de construção, destinado a famílias de baixa renda constituídas por sete a nove pessoas. O sistema de construção teria que privilegiar a lógica de sustentabilidade, podendo considerar-se a execução em fases ou até mesmo a auto-construção por parte dos seus futuros moradores, além de utilizar sistemas, práticas e materiais correntes da arquitectura local.
A equipa vencedora desenvolveu uma habitação em taipa de pilão, composta por seis pátios ligados por um corredor central e que se relacionam com as diferentes funções da casa, como a cozinha, sala, banheiro e quartos.
Vista a partir da sala do pátio
Segundo os arquitectos, o projeto define "uma casa onde o interior comunica permanentemente com o exterior. Um interior íntimo e protegido, onde cada membro da família pode ter a sua privacidade e autonomia." A escolha de somente um material para a construção da casa vem da ideia de que a riqueza e diversidade da proposta ficassem evidentes na riqueza da tipologia, do espaço e da luz, e não na diversidade de materiais.
Concepção do projeto
O projecto vencedor, juntamente com os outros 30 finalistas, está em exposição desde o 9 de Outubro, na trienal de Lisboa, que acontece até o dia 16 de janeiro de 2011.
Pátios ligados por corredor central
1º Lugar
Coordenador: Pedro Sousa (Portugal)
Equipa: Tiago Ferreira, Tiago Coelho, Bárbara Silva e Madalena Madureira
2º Lugar
Coordenadora: Cristina Peres (Portugal)
Equipa: Diogo Aguiar, Teresa Otto, Tiago Rebelo de Andrade
3º Lugar
Coordenador: Pablo Allen Vizán (Espanha)
4º Lugar
Coordenador: João Navas (Portugal)
Equipa: Fernando Reis Martins, Filipe Zumáran, João Ribeiro da Fonseca, Eduardo Viana, Luís Leocádio
Menção Honrosa
Coordenadores: Julian Restrepo e Pablo Forero (Colombia)
Equipa: Maria Buenahora, Manuela Mosquera e Carlos Lince
Sem comentários:
Enviar um comentário