Páginas

29 junho 2009

Oficina de Construção com Terra_CdT_Abela_Santiago do Cacém

Uma vez mais a Oficina de Construção com Terra foi um sucesso!!
As inscrições esgotaram rapidamente, com um total de 24 formandos, compostos maioritáriamente por arquitectos, 3 engenheiros, 1 operário de construção e 1 profissional de cinema.
O interesse e o entusiasmo por estas técnicas de construção tem crescido de modo consistente em Portugal nos últimos anos e esta oficina vem comprovar isso mesmo.
Na primeira manhã (26), a oficina decorreu na sala da Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém, onde a Arq. Teresa Beirão, presidente da associação Centro da Terra apresentou o panorama geral da Arquitectura de Terra em Portugal e noutros países, tendo de seguida Francisco Seixas da empresa Betão e Taipa apresentado a actividade desta empresa com sede em Serpa, especializada em construção em terra.

À tarde realizaram-se os testes e ensaios à terra sob a orientação da Arq. Catarina Pereira e prepararam-se as terras para as diferentes técnicas. Terminou-se o dia com uma visita ao Museu do Trabalho Rural da Abela.
No dia seguinte (27), realizaram-se as diferentes técnicas em dois grupos de trabalho, o Arq. Miguel Mendes desenvolveu com os formandos os adobes e os BTC's e a Arq. Teresa Beirão acompanhou a técnica da taipa.

Pela tarde houve convívio com habitantes locais que em tempos foram taipeiros e adobeiros e visitou-se um monte em ruínas num fim de tarde luminoso e fantástico. As pessoas não queriam que o dia acabasse. A conversa durou até à hora do jantar.
Segundo a organização, este foi um curso muito gratificante e ficou o desejo de se realizarem neste local mais acções de formação como esta.

Aqui ficam algumas fotografias para a posteridade.









1 comentário:

Anónimo disse...

Parece bom, eu gosto de ler o seu blog, apenas adicionei aos meus favoritos;)