Páginas

22 agosto 2008

Imagens_Texturas_Terra

Inicia-se aqui uma Pesquisa Temática que procurará ao longo dos próximos posts acompanhar todo este Maravilhoso Mundo da Arquitectura de Terra, nas suas diversas perspectivas, lógicas, teorias e práticas.
O plano é ambicioso mas acreditamos, dará um gozo imenso!
Servirá por um lado, para junto dos mais cépticos ou distraídos, queimar mitos e lendas, e por outro lançará bases e ideias de reflexão para quem procura projectar o futuro da Terra como um material ecologicamente Sustentável, que é antigo e moderno.
Começamos então pela Secção de Imagens sobre aquela que consideramos ser uma das principais características da Terra enquanto material de construção,
a sua Beleza plástica e expressiva.
Não será o critério mais científico, mas é o mais bonito!
Ainda assim toda a Poética inerente ao Material e à Construção com Terra introduz uma profundidade que não é apenas física, estética ou cultural, mas como diz a Arq. Mariana Correia, encontra-se no domínio do património intangível, que vai para além do material e da técnica, é no fundo uma dimensão que sobrevive enquanto o homem e o conhecimento existirem, uma questão de fé!!

Com um processo de construção ecológico, reciclável e reutilizável, a terra é um material com características isolantes e acústicas únicas, para além da sua disponibilidade e economia, mas é sobretudo a sua "Beauté" texturada, moldável e tactil que mais atrai ao primeiro olhar.


Caldeirinha_Troviscais_Odemira
Arq. Alexandre Bastos

1 comentário:

cmcm disse...

Não me canso de olhar imagens como a que aqui nos mostras. Esta textura e aspecto são de facto magníficos e só conseguidos através da utilização da terra.
Aguardo os restantes posts:)

Felicidades!

CM