Páginas

08 junho 2021

Seminário TERRA como Material de Construção Regenerativo_CdT

ENQUADRAMENTO
A indústria da construção é um dos maiores setores da economia mundial e um dos maiores consumidores de energia e matérias-primas / recursos naturais. A maior parte desse problema deve-se à maioria dos materiais de construção industrializados usados hoje terem impactos ambientais consideráveis na sua fase de produção.
No entanto, nas últimas décadas, as técnicas de construção em terra voltaram a ganhar um interesse crescente devido à consciência em torno das questões ambientais. O material terra é frequentemente identificado como ecológico pelo reconhecimento do seu reduzido impacto ambiental, uma vez que na sua maioria se trata de um material de origem local, com um processamento de baixa tecnologia e baixo consumo de energia. A utilização de elementos construtivos em terra pode resultar na redução dos potenciais impactos ambientais em cerca de 50%, quando comparados ao uso dos convencionais. Além disso, dependendo do tipo de processamento e do material complementar envolvido, o material terra pode ser reaproveitado e reciclado num ciclo fehado, com a mesma função do anterior, ou devolvido ao ambiente natural.
OBJETIVOS
O Seminário tem como objetivo divulgar e sensibilizar sobre a construção em terra ao nível dos eco-materiais, ambientes interiores saudáveis e economia circular, abrindo o debate sobre a relevância e vantagens deste material na criação de condições para alcançar um ambiente construído regenerativo.
O evento irá se desenvolver em três sessões, e contarão com a participação de oradores especialistas nos temas, com o intuito de iniciar uma conversa e discussão sobre as melhores práticas e vantagens da construção em terra, e o seu potencial no âmbito das edificações de baixo carbono, para o futuro.
As sessões serão em Língua Portuguesa.
LOCAL
Sessões online

COMISSÃO ORGANIZADORA
– Ana Perdigão Antunes (Centro da Terra)
– Ana Velosa (Centro da Terra)
– Jorge Fernandes (Centro da Terra)
– Patrícia Marchante (Centro da Terra)
– Rui Morbey (Centro da Terra)

SESSÕES
1ª Sessão – Terra do Passado ao Futuro – 11 de Junho
2ª Sessão – Terra para criação de Ambientes Saudáveis – 18 de Junho
3ª Sessão – Construção em Terra para Poluição Zero – 25 de Junho
DESTINATÁRIOS
O evento destina-se a Arquitetos, Engenheiros, profissionais de saúde, todos os profissionais da área da construção e ao público em geral.
INSCRIÇÕES
A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Faça a sua incrição através do link – https://forms.gle/TjPbyrTNnHEDF86LA

Mais informação no site da Associação Centro da Terra aqui.

Sem comentários: