Páginas

01 abril 2022

Documentário_Muddle Fuddle Building. Building with Earth, Tradition and Innovation

 https://content.gulbenkian.pt/inarte/videos/reg.392_VC465_Muddle_Fuddle_Building.mp4

Documentário_Muddle Fuddle Building. Building with Earth, Tradition and Innovation

Documentário realizado no âmbito da Exposição «Arquitecturas de Terra ou o Futuro de uma Tradição Milenar. Europa, Terceiro Mundo, Estados Unidos», patente no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, em 1993.

O documentário regista testemunhos e depoimentos de vários arquitetos internacionais, em torno do tema dos materiais de construção e, especialmente, da terra enquanto material milenar para a construção de casas, a par de outros materiais «mais comuns», mas não mais eficazes ou duradouros. São evidenciados os prós e os contras de vários materiais, nomeadamente nas vertentes económica e ambiental.
Na nota introdutória da obra editada em português, no âmbito das conferências internacionais acerca do tema, José Sommer Ribeiro afirma: «Realizando-se a 7.ª Conferência Internacional sobre o Estudo e Conservação da Arquitectura de Terra “Terra 93” e, dado o interesse com que mundialmente tem vindo a ser estudado este sistema de construção, a Fundação Calouste Gulbenkian considerou oportuno apresentar a exposição “Arquitecturas de Terra ou o Futuro de uma Tradição Milenar. Europa, América e Terceiro Mundo”. [...] Esperamos que a presente exposição, que nos mostra não só o passado mas também o futuro que as construções de terra nos podem proporcionar, constitua um incentivo à criatividade dos nossos técnicos.» (Arquitecturas de Terra..., p. 4).
https://gulbenkian.pt/historia-das-exposicoes/audio-visuals/392/
Realização: Jean-Pierre Mitrecey
Edição [s.l.]: Comission des Communautés Européenes, 1987
Duração: 16 min 15 s
Participante(s): CRATerre - Centre International de la Construction en Terre, Jean Dethier, Jean Mussoni, Patrice Doat
Proveniência: Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / VC 465
Direitos: 
Biblioteca de Arte Gulbenkian /Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: