Páginas

11 novembro 2021

Sessão de Esclarecimento_ADENE_CdT

A associação CdT, com o apoio da ADENE, organizou no passado dia 10 Novembro 2021, uma relevante sessão de esclarecimento sobre a nova Legislação para a Certificação Energética dos Edifícios.
Com a entrada em vigor do novo Decreto-Lei nº 101-D/2020, de 7 de dezembro, que estabelece os “requisitos aplicáveis a edifícios para a melhoria do seu desempenho energético e regula o Sistema de Certificação Energética de Edifícios, transpondo a Diretiva (UE) 2018/844 e parcialmente a Diretiva (UE) 2019/944”, verificam-se alterações nas exigências e procedimentos, mas pela primeira vez a construção em terra é tomada em consideração como caso de excepção.
Foi abordada também a Portaria n.º 138-I/2021 que regulamenta os requisitos mínimos de desempenho energético relativos à envolvente dos edifícios e aos sistemas técnicos e a respetiva aplicação em função do tipo de utilização e específicas características técnicas
Com esta sessão pretendeu-se criar um momento de esclarecimento relativamente ao que existe de novo e sobretudo como a construção com materiais naturais, heterogéneos e não estandardizados como a terra crua está a ser contemplada.
A sessão online (via Zoom), contou com a presença dos oradores da ADENE e a Prof. Paulina Faria (UNL), com uma duração estimada de 60 min de apresentação e 30 min de perguntas e respostas.
A sessão foi gravada e encontra-se já publicada aqui no Canal Youtube da CdT.
Esta foi uma apresentação orientadora e muito importante para quem projecta e constrói com terra!

Sem comentários: