Páginas

06 julho 2020

Exemplo_ALNATURA Headquarters_Darmstadt_Germany

Prefabricated rammed earth blocks with integrated heating/cooling pipes assembled on site at the new ALNATURA Headquarters in Darmstadt, Germany (construction by Martin Rauch – Lehm Ton Erde Baukunst GmbH). 
Photo: S. Jörchel 


2 comentários:

Henrique Schreck disse...

E sabem o que está no interior dos blocos de terra comprimida em fábrica?

Taipa disse...

OLá Henrique, como está'
Tudo bem consigo?
Presumo que no interior daqueles blocos estejam junto com os agregados minerais e sim um estabilizante (poderá ser natural ou sintético dependerá do material e dos 'artistas')...e também algumas moedas de euro, talvez...:) só para valorizar o material! :)
Esta solução modular de um elemento monolítico de grande dimensão & peso como a taipa resultará dispendiosa (até para suiços e alemães) e acaba por subverter sinergias construtivas que são vantagens inerentes desta construção, mas tem a vantagem de permitir uma produção em série, constante e livre de constrangimentos climatéricos e outros (aliás parece mesmo uma fábrica!) e sobretudo um controlo rigoroso de qualidade do material (esse um ponto muito positivo).
Não resultará nunca em todos os contextos e situações, mas vem apenas mostrar um bom exemplo da dinâmica e sofisticação que a terra como material construtivo pode hoje atingir.
Vamos falando, um Abraço.