Páginas

31 dezembro 2008

RIPAM 3_2009

3º Encontro Internacional sobre Património Arquitectónico do Mediterrâneo
Universidade Lusíada de Lisboa
15-17 Outubro de 2009

Depois da primeira edição em Meknès (RIPAM1 – 2005) e a segunda em Marrakech (RIPAM2 – 2007), coube à Universidade Lusíada de Lisboa, a honra de receber o RIPAM3 – 2009.

O 3º Encontro Internacional Sobre Património Arquitectónico do Mediterrâneo que terá lugar na Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal, nos dias 15 a 17 de Outubro de 2009, representa uma oportunidade para conhecer e divulgar os maiores e mais recentes desenvolvimentos na área do património arquitectónico do mediterrâneo.

O RIPAM 3 tem como principal objectivo o encontro de culturas que têm como berço civilizacional o mar Mediterrâneo, trazendo para conhecimento as principais descobertas e realizações que envolvam o património arquitectónico e que simultaneamente se subordinem à cultura mediterrânica.

Assim, pretende-se que, de uma forma interdisciplinar, todos os agentes envolvidos na criação, protecção e salvaguarda do património arquitectónico se encontrem em torno no conceito da cultura mediterrânica enquanto cultura unificadora berço de numerosas civilizações, mas também cheia de diversidade, encontros, antíteses e acima de tudo plural.

ORGANIZAÇÃO:
FACULDADE DE ARQUITECTURA E ARTES
UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA
PAPERS Comunicações
Os autores que desejem apresentar uma comunicação ou poster (painel) devem submeter os seus resumos com cerca de 1000 palavras, apresentando de forma clara e concisa o propósito da comunicação, os métodos de abordagem, os resultados mais relevantes bem como as suas conclusões.
Os nomes, afiliações institucionais bem como os endereços de correio electrónico devem ser incluídos. O resumo da comunicação deve ser enviado até 31 de Março de 2009 para ripam3.papers at lis.ulusiada.pt ATT: Filipe González (Arq. MSc.).

As línguas oficiais da conferência são o Português, Inglês e Francês, sendo que haverá tradução simultânea.

PRAZOS E DATAS IMPORTANTES
30 MARÇO – envio dos resumos das comunicações

30 ABRIL – notificação da aceitação dos resumos

30 MAIO – envio das comunicações escritas

30 JUNHO – Notificação das revisões

15 JULHO – Entrega definitiva das comunicações escritas.


TEMAS PAINEIS
1. Tradição e modernidade na arquitectura mediterrânica

2. Heranças Culturais

3. Saber fazer tradicional e materiais dominantes

4. Factores e processos de degradação vs. técnicas de restauro.

Para mais informações sobre o call for papers, prazos e datas importantes, o suporte e programa da conferência, objectivos, tópicos, normas de apresentação das comunicações, comissão científica e comissão de honra estão disponíveis em: http://www.lis.ulusiada.pt/eventos/encontros/ripam3/default.htm

Se não pretende apresentar uma comunicação, mas se desejar assistir às conferências, bem como ter acesso a toda a documentação do evento, pode inscrever-se on-line, enviando-nos o formulário devidamente preenchido.

Com os meus melhores cumprimentos Filipe González (Comissão executiva)


Secretariado
Cristina Meirelles Moita – cmm at lis.ulusiada.pt


Sem comentários: