Páginas

07 novembro 2008

Fotos_Taipa_França

As imagens que se seguem mostram alguns bons exemplos de construção em Taipa, "pisé" em França, influência decisiva do arquitecto francês Francois Cointeraux (1740-1830).









Foi ele o pioneiro na utilização destas técnicas nos tempos modernos. Por volta de 1797 inventou diversos processos para estabilização da terra de forma a aumentar a sua resistência mecânica e química e a adaptação às novas tendências arquitectónicas da época, que tinham sido lançadas por arquitectos visionários como Claude Nicolas Ledoux (1736-1806) e Etienne Louis Boulee (1728-1799).
Cointeraux não foi apenas um teórico, foi também um construtor, um iluminado professor e publicou inúmeros textos, que foram lidos não apenas na Europa, mas também nas Américas e Austrália.
Durante mais de um século, os seus desenhos foram aplicados na construção de fábricas, escolas e edifícios públicos, bem como ambientes diversos, desde as habitações e palacetes nobres às residências de classe média, a habitação social, até edifícios de apartamentos de cinco pisos.

Cointeraux, pode assim ser considerado o inventor da Arquitectura moderna em Terra há duzentos anos atrás. Nas regiões francesas de Grenoble e Lyon, onde viveu, diversos registos do seu talento criativo, como estes das imagens, permanecem em perfeitas condições, contribuindo para a divulgação do património vernacular urbano e rural construído em terra. Estas regiões são, neste sentido um vasto museu ao ar livre das mais antigas e mais modernas técnicas de construção em terra.

Sem comentários: