Páginas

12 dezembro 2022

Centro de Educação Ambiental de Augsburg_Alemanha_2017-2022







Centro de Educação Ambiental_Augsburg_2017-2022
Hess/Talhof/Kusmierz_
Architekten und Stadtplaner BDA PARTGmbB
Com a criação do novo Centro de Educação Ambiental de Augsburg, é criado um local integrado de aprendizagem sobre desenvolvimento sustentável, que servirá como ponto de contato, plataforma e espaço de encontro para diversas instituições e ONGs da cidade de Augsburg. No mesmo sentido, o edifício será um exemplo direto de construção energeticamente eficiente e sustentável.
A sua localização fica na zona sudeste da cidade, numa extensão do Jardim Botânico e, portanto, no interface entre a cidade densa e urbana e o contexto natural da periferia. Esta situação é estrutural para o edifício, que foi planeado como um pavilhão de 1 piso, e planta quadrada, caracterizado pelo contraste entre a figura clara e ortogonal do edifício e as formas suaves e orgânicas do foyer central. Estas duas dimensões também se refletem na construção implementada: por um lado, a rigorosa e linear construção em madeira lamelada que define o edifício no seu exterior, por outro, a texturas e embutidos das paredes curvas em taipa do átrio central. O Átrio forma o coração do edifício, que funciona como zona de exposições e espaço de comunicação ambiental.
As paredes em taipa acompanham e definem a estrutura do edifício em três elementos / paredes. Elas definem as entradas principais e laterais e as transições suaves de fora para dentro. As formas do átrio continuam no encaminhamento dos caminhos e espaços abertos circundantes. Estes podem, naturalmente, ser incluídos no processo educativo como locais de ação e aprendizagem, e facilmente integrados em exposições através das várias entradas e saídas. O tema das estruturas de vegetação existentes  e heterogêneas de grupos individuais de árvores e árvores densas no Jardim Botânico será fortalecido pela plantação de mais árvores. 
Os espaços abertos na envolvente do novo Centro de Educação Ambiental de Augsburg serão planeados como "jardins selvagens", em conexão com o Jardim Botânico e divididos em áreas ativas e tranquilas por zoneamentos livres.
Projeto_Construção de um Centro de Educação Ambiental em Augsburg, tendo em conta metas exigentes para uma construção energeticamente eficiente e sustentável
Concurso_2º prémio (2017)
Período de planeamento e realização 2017-2022 (Conclusão 2022)
Cliente_Cidade de Augsburg e Associação de Conservação da Paisagem Cidade de Augsburg eV
Equipa de Concurso_Felix Lowin, Mascha Zach, Ana Fischer
Equipa do Projeto_Mascha Zach, Margarita Konorova, Ana Fischer
Paisagismo_Burger Arquitetos paisagistas Susanne Burger e Peter Kühn parceria, Munique
Parceiro de planeamento estrutural_merz kley, Dornbirn
Consultoria em construção de madeira_Dipl.Eng. Arquiteto Maren Kohaus, Munique
Visualização_3dway, Fuerth
Fotografias_Norbert Liesz, Linus Ficht

Sem comentários: