Páginas

24 janeiro 2011

Lançamento do Livro ENERGIA SOLAR PASSIVA


Lançamento do livro ENERGIA SOLAR PASSIVA e Palestra sobre o tema

Autoria de Francisco Moita


Terá lugar na Biblioteca do Laboratório Nacional e Engenharia Civil , em Lisboa, na próxima 5ª feira, 27 de Janeiro, pelas 15h00, a Apresentação Pública do Livro ENERGIA SOLAR PASSIVA pela Editora ARGUMENTUM, o Autor e o Grupo HABITAR.

Esta apresentação estará integrada numa palestra sobre o tema promovida pelo Grupo Habitar.


ENERGIA SOLAR PASSIVA é um livro da autoria do Arquitecto Francisco Moita que conta com o Patrocínio da Direcção-Geral de Energia e Geologia.


A edição expõe as potencialidades da utilização da energia solar nos edifícios, no caminho para uma arquitectura sustentável, através da explicação das regras de construção e processos térmicos, apresentadas de forma compreensível para um público vasto e diversificado sendo acessível a leitores sem conhecimentos profundos.


Esta obra, agora numa 2ª edição revista e actualizada, vem preencher a lacuna deixada pela sua 1ª edição (ed. INCM, 1987), esgotada logo após o seu lançamento em 1987 e sempre procurada.


No livro ENERGIA SOLAR PASSIVA descrevem-se, numa primeira parte, as várias matérias

teóricas, com relevo para a geometria da incidência solar, o conforto ambiental e o desempenho passivo dos principais elementos construtivos da envolvente dos edifícios. Na segunda parte desenvolve-se a aplicação destes conhecimentos a um método de cálculo simplificado que permite determinar o desempenho térmico passivo dos edifícios. Inclui ainda, em anexo, diagramas solares e valores micro climáticos muito úteis para o entendimento do aproveitamento solar e para a aplicação do método.

ENERGIA SOLAR PASSIVA tem a autoria do arquitecto Francisco Moita, especialista em

arquitectura bioclimática, estudioso e divulgador da Arquitectura Solar Passiva e da Eficiência Energética, e é editado pela ARGUMENTUM, conhecida editora dedicada aos temas de arquitectura, urbanismo e património.

“Um livro técnico e pedagógico de fácil entendimento, indispensável para a formação profissional de técnicos e estudantes.”

Sem comentários: