Páginas

06 julho 2010

Há Taipa em Carcavelos!





Após diversos meses de expectativa contida e alguma teimosia convicta por parte dos projectistas (sempre salutar entre clientes, empreiteiro, engenheiros e arquitectos), estreamos finalmente com um gozo imenso no Arquitecturas de Terra a colorida novela "Há taipa em Carcavelos!"

Este projecto/obra de uma moradia no concelho de Cascais foi desenvolvido pelo gabinete ACLarquitectos (coordenada e acompanhada pelos Arqs. Pedro Abreu e Ivana Seixas) e teve o seu início em Novembro de 2008.

Com uma área de construção total de 475 m2, a moradia apresenta 2 pisos acima do solo e 1 piso em cave para estacionamento, lavandaria, garrafeira, arrumos e áreas técnicas. A moradia dispõe ainda de uma piscina e jardim na envolvente, sala de jogos com I.S. de apoio e telheiro com barbecue, I.S. e duche exterior.

Iniciamos a novela e as fotografias no momento da obra em que os muros de taipa são construídos.

Inseridos no pátio exterior de entrada da moradia (existe apenas uma parede "suspensa" na sala de jantar), estes muros fazem parte de uma abordagem plástica e expressiva à utilização da terra crua na construção e pretendem ser o desenho físico de uma ideia alternativa de pensar a terra.

Definidas através da criação de planos em terra que se estendem da casa, as taipas são quadros expressivos no jardim, que em conjunto constroem e definem uma imagem intemporal, que não é moderna, tradicional ou contemporânea, que foi criada hoje mas que a partir de amanhã ela terá existido sempre.

Vamos continuar a acompanhar, mostrar e dialogar no Blog sobre as peripécias e a evolução desta bonita moradia!

1 comentário:

Arq. Paulo Ortiz disse...

Sempre motivo de alegria ver uma taipa bem executada!
Parabéns, Betão e Taipa.