VOCÊS SABIAM QUE...??
...O Regulamento sobre Térmica, em vigor e publicado em Junho de 2021 (Portaria n.º 138-I/2021), que regulamenta os requisitos mínimos de desempenho energético relativos à envolvente dos edifícios e aos sistemas técnicos e a respetiva aplicação em função do tipo de utilização e específicas características técnicas e o Decreto-Lei n.º 101-D/2020 que estabelece os requisitos aplicáveis a edifícios para a melhoria do seu desempenho energético e regula o Sistema de Certificação Energética de Edifícios, transpondo a Diretiva (UE) 2018/844 e parcialmente a Diretiva (UE) 2019/944) inclui uma cláusula de excepção para a construção em taipa (reabilitação ou construção nova) que permite atualmente um valor máximo de U=1.3 (W/m²·K)!!??
Ou seja, quase duplicou o valor máximo permitido em projecto, sendo que este valor era anteriormente de 0,5 ou 0,7, conforme o seu enquadramento.
O valor U, também conhecido como coeficiente de transferência de calor, é uma medida de ganho ou perda de calor através de um determinado material, devido à diferença entre as temperaturas do ar interior e exterior.
Expresso em W/m²·K (watt por metro quadrado. Kelvin), o valor U depende da resistência térmica de cada um dos elementos que compõem a superfície (percentagem em que um elemento construtivo se opõe à passagem de calor), e isso obedece especificamente à espessura e condutividade térmica dos materiais através dos quais o calor é transferido, sendo esta ultima a capacidade que cada material possui de conduzir calor.
O coeficiente geral de transferência de calor é assim influenciado por estes dois dados. Quanto maior for o valor do coeficiente, mais facilmente o calor é transferido da sua fonte para o produto a ser aquecido. Logo, quanto mais baixo for este valor, melhor será o desempenho de isolamento do material. A relação entre o coeficiente de transferência de calor geral (U) e a taxa de transferência de calor (Q) pode ser demonstrada pelas seguintes equações:
Cálculo da Transmissão Térmica
A fórmula geral para calcular o Valor U é:
U = 1/Rt
Em que:
U = Transmissão Térmica (W/m²·K)
Rt = Resistência Térmica Total do elemento composto por camadas (m²·K/W), que se obtém segundo:
Rt = Rsi + R1 + R2 + R3 + ... + Rn + Rse
Em que:
Rsi = Resistência Térmica Superficial Interior (segundo a norma e por zona climática)
Rse = Resistência Térmica Superficial Exterior (segundo a norma e por zona climática)
R1, R2, R3, Rn = Resistência Térmica de cada camada, que se obtém segundo:
R = e / λ
Em que:
e = Espessura do Material (m)
λ = Condutividade Térmica do Material (W/K·m) (segundo cada material)
U = 1/R
R = 1/U
Podemos assim perceber que a Transmissão Térmica U é inversamente proporcional à Resistência Térmica R de um material.
Exemplo protótipo de parede (play-wall) para escola primária_SUBU Architects_Grécia
Informação térmica e regulamentar importante para os projectistas nos seus projectos e com verdadeiro impacto nacional no futuro destas construções!
Tenham TODOS um Excelente Ano de 2023! ...Com muita Saúde, Paz e...muitas construções com terra crua!! :)