24 e 25 de Maio_2014
Actualmente uma parte significativa do património vernacular construído em Portugal e espalhado pelo Mundo é constituído por edificações com tecnologias de terra crua.
No caso da taipa, a principal técnica construtiva no Alentejo e Algarve até à década de 70, esta corresponde a um processo de compressão da terra local, devidamente preparada, em moldes denominados ‘taipais’ com tamanhos relativamente grandes, construindo paredes por justaposição, que desempenham um papel estrutural, protegem do frio e do calor e sobre as quais se pode assentar uma cobertura.
A técnica da taipa ou terra prensada apresenta diversas características que a classificam entre os melhores exemplos de construção sustentável e na área da biotecnologia.
Entre as suas principais características estão a capacidade do material regular a humidade e o clima interior, a sua absorção acústica e o facto da terra ser não-tóxica, incombustível e reciclável, com baixo consumo de energia ao longo de todo o processo, ao contrário dos materiais de construção correntes.
Se quer saber mais sobre construção com terra crua, adquirir os conhecimentos necessários à implementação em projecto e obra das diversas tecnologias e, experimentar na prática como se constroi com terra, participe!!!
http://www.arqcoop.com/arquitecturas-de-terra/