Páginas

13 julho 2011

Fotos do Workshop Construir com Terra_Conímbriga




Decorreu no passado dia 9 de Julho no Museu Monográfico de Conímbriga, o Workshop "Construir com Terra", promovido pela empresa TerraFirme, numa parceria com o ArquitecturasdeTerra.



O workshop iniciou-se com uma abordagem teórica muito participada por parte dos formandos, de áreas diversas como a Arqueologia, Engenharia, Arquitectura e Medicina dentária!



A componente prática do workshop teve lugar após o almoço no museu, e consistiu na construção de um modelo protótipo em taipa, com preparação e utilização da terra proveniente de escavações e das proximidades do Museu.


A boa disposição e o interesse pelas potencialidades destes materiais e técnicas sustentáveis estiveram sempre presentes ao longo do dia, numa iniciativa que esperamos poder repetir e diversificar no futuro, em parceira com a TerraFirme.



Aqui fica o nosso agradecimento ao Museu Monográfico de Conímbriga pela disponibilização do espaço e condições, à TerraFirme pela excelente organização e apoio e sobretudo aos formandos pela participação e entusiasmo!




Para mais fotografias sobre o evento e informações sobre outros cursos e workshops promovidos pela TerraFirme podem aceder aqui ou através do site da TerraFirme.






Alunos ESG_Prémio Concurso Arquitectura Religiosa


8 estudantes da Escola Superior Gallaecia (Portugal) ganharam o 1º Prémio e Menção Honrosa num concurso Nacional dedicado à Arquitectura Religiosa.
O concurso foi promovido pela TUREL - Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso e Arquidiocese de Braga, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Ordem dos Arquitectos.

Entre mais de uma centena de projectos apresentados a concurso, provenientes de equipas de estudantes de diversas Universidades Portuguesas, o projecto vencedor, segundo o júri, "primou pela qualidade da proposta em termos conceptuais e construtivos".

A proposta vencedora propunha que parte do projecto fosse edificada em taipa (de pilão).

O grupo vencedor de estudantes do 3º ano (6º semestre) do Mestrado Integrado em Arquitectura e Urbanismo foi constituído pelos alunos Ismael Otero, Luis Comesaña, Alba Temperan Isorna e Vicente Aparício.

O projecto foi coordenado pelos professores Nuno Silva e Vitor Silva e o prémio foi entregue pelo D. Jorge Ortiga (Arcebispo Primaz de Baga).

Além do 1º prémio do Concurso os alunos da ESG Eva Alvarez Exposito, Laura Pena Porto, Noelia Gonzalez Troncoso e Paolo Dentori também receberam uma Menção Honrosa.

De salientar ainda que todos os 8 trabalhos entregues por alunos da ESG/ Escola Superior Gallaecia se encontravam entre os finalistas do concurso.

Os estudantes tinham participado uns meses antes, no workshop de 'projecto de arquitectura de terra', organizado pela Escola Superior Gallaecia e pela Universidade de Florença, Itália, com a participação do Arq Eduardo Carvalho e do ArquitecturasdeTerra, aplicando os alunos o conhecimento adquirido no projecto proposto.

Aqui ficam os nossos parabéns aos alunos pelos prémios e à Escola Superior Gallaecia pelo excelente trabalho que desenvolve de promoção e investigação da construção com terra!

12 julho 2011

XISIACOT_IVSIIDS_21 a 24 de Setembro 2011

11º Seminário Ibero-americano de Construção com Terra e o 4º Seminário Internacional de Investigação do Desenho Sustentável

21 a 24 de Setembro 2011

Organização: UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE TAMAULIPAS • FACULTAD DE ARQUITECTURA, DISEÑO Y URBANISMO_ MÉXICO

Para mais informações visite:

http://www.fadu.com.mx/pdf/Convocatoria_XISIACOT_IVSIIDS.pdf

Tijolos a partir de cinzas vulcânicas_BBC


Após semanas a enfrentar as cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue, uma mulher argentina decidiu transformar os sedimentos pozolânicos em algo útil. Maria Irma Mansilla utilizou o material “oferecido” pelo vulcão para criar tijolos. Maria espera agora que ela e os seus vizinhos sejam capazes de produzi-los em larga escala para a construção de casas para os pobres da região.

Podem ver a notícia aqui ou clicando na imagem.

After weeks of enduring the ash brought on by Chile's Puyehue volcano, one Argentine woman has decided to transform the grey sediment into something useful. Maria Irma Mansilla used the sediment and sand spewed by the volcano to create bricks. She hopes she and her neighbours will be able to produce them on a large scale to build homes for the poor. Watch the news here.

11 julho 2011

Workshop "Saibro na Eira"_15/30 Julho 2011_Santo Tirso


Workshop "Saibro na Eira"
15 a 30 de Julho de 2011
Laboratório de Experiências com Saibro
Local: Quinta das Quintães-Roriz, Santo Tirso
Para mais informações sobre o programa, contactos e imagens podem aceder ao site do evento:

European Earth Building Day 2011



The European Earth Building Day 2011 focuses on experiences and expectations around earth and straw bale building projects.


We will exchange experiences with work camps, building site projects, voluntary youth work in rural areas, which are more or less connected with natural building projects.



Programme


Friday, July 22th 19.30 h


Opening of the photo exhibition Von der Ksar zur Kasbah – Earth archtitecture Morocco at Lehmmusem Gnevsdorf, Steinstr.64 A, 19395 Gnevsdorf,


Eröffnungsvortrag Renovation of the Moroccan Kasbah Caid Ali Al Jadida


Manfred Fahnert, Lehmexpress


Saturday, July 23 h


10.00 – 12.30 h picture presentations and discussion


- Lehmexpress in Morocco,


- Manker – Restoration of a heritage building in Brandenburg/Germany,


- Straw bale building in Siberia / Russia – international youth project


14.00 – 17.30 „Earth - Café“ : World café for exchange with experts and participants



evening programme


The origin of the earth – music and pictures on the origin and decline of earth and earthen architecture in Sahara initiated by Manfred Fahnert


Venue: Wangeliner Garten


Nachtkoppelweg,19395 Buchberg, OT Wangelin



The photo exhibiton will be shown at the Clay Museum till September 30th.


The European Earth Building Day is being organised each summer by the European School of Earth Building,


see detailed programme and registration form at http://lernpunktlehm.de/wp3/?page_id=2248

06 julho 2011

WORKSHOP 'Construir com Terra'_9JULHO2011


É já no próximo sábado, dia 9 de Julho, que se vai realizar no Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa-a-Velha, o workshop 'Construir com Terra'.

Numa parceria entre o ArquitecturasdeTerra e a TerraFirme, o workshop prático será centrado na construção de um modelo protótipo, abordando-se ao longo do dia as principais questões e alternativas ligadas à materialidade, simplicidade e complexidade, poética e expressividade da construção com terra!


Para mais informações sobre a inscrição no workshop podem aceder aqui ou através do site da TerraFirme.





O programa completo do workshop pode ser consultado aqui.


Participem!!