Páginas

22 setembro 2010

2ª EDIÇÃO "REBOCOS DE CAL" AVIS | PORTUGAL 9-10 OUTUBRO 2010



A Delegação de Portalegre da Ordem dos Arquitectos - SRS tem o prazer de anunciar a V. Exa. A realização da 2ª edição do atelier "Rebocos de Cal".

Esta acção terá lugar em Avis, nos dias 9 e 10 de Outubro, e é organizada pela Delegação de Portalegre em parceria com o Município de Avis e com a empresa Fradical.

As inscrições deverão ser efectuadas por e-mail d.portalegre(at)oasrs.org

e serão limitadas a 20 participantes.


O custo será de 25€/pessoa, ficando o alojamento e as refeições a cargo dos participantes.

A organização agradece toda a divulgação do evento.

10 setembro 2010

Obra Taipa_São Luís_2010



Mostramos agora, com algum atraso temporal (entretanto os trabalhos já terão avançado bastante) algumas fotos de uma moradia em taipa em construção em São Luís, Odemira.
Destacamos a beleza da textura e cor da terra (retirada a menos de 1 km do local) e a solução de pilares no interior, de apoio da cobertura, em conjunto com o lintel de bordadura.

As fotos foram tiradas em Junho de 2010.

08 setembro 2010

Terra 2012_Lima | Peru


XI International Conference on the Study and Conservation of Earthen Heritage, Terra 2012
23-26 April 2012 - Lima, Peru

The International Scientific Committee on Earthen Architectural Heritage (ISCEAH) and the Pontifical Catholic University of Peru (PUCP) are pleased to announce that the XI International Conference on the Study and the Conservation of Earthen Architectural Heritage, Terra 2012, will be held in Lima, Peru, from April 23rd to 27th, 2012.
The main theme of the conference will be “Conservation of Earthen Architectural Heritage against Natural Disasters and Climatic Change” and more than 500 specialists in the fields of earthen architecture are expected to attend.
The conference will provide a unique and invaluable opportunity to discuss and exchange information on the latest advances in the research and conservation field.
Moreover, participants will learn about the cultural identity of earthen architecture in Latin America and be able to observe firsthand conservation issues in Peru, a country with a long and rich tradition of construction with earth.

Themes
Main Theme:
Conservation of Earthen Architectural Heritage against Natural Disasters and Climatic Change
1_Latin American Earthen Architecture at Risk: Earthquakes, Rain and Flood Damage
2_World Heritage Earthen Architectural sites, Natural Disasters and Climate Change
3_Conservation and Management Archaeological Sites
4_Conservation and Development of Human Settlements and Cultural Landscapes
5_Local and Regional Knowledge, Intangible Heritage and Social Impacts
6_Research in Materials and Technology for Conservation and Contemporary Architecture
7_Ancient/Historic and Innovative Solutions for Damage Prevention and Performance Enhancement in the Face of Natural Disasters
8_Charters, Standards and Guidelines for Heritage and Construction
9_Education, Training and Outreach

Contact information: terra2012@pucp.edu.pe
Pontificia Universidad Católica del PerúAv. Universitaria 1801, San Miguel

Workshops Embarro | CasadaCor 2010


II Jornadas de ECO CONSTRUÇÃO


II Jornadas de Eco-Construção
16 a 18 de Setembro de 2010
Baguim do Monte - Rio Tinto - Auditório Lipor

Mais informações em
www.aldeia.org
Apresentação
Acreditando que o presente é fruto de um passado sustentável, torna-se urgente resgatar essa antiga sabedoria em que Homem e o seu desenvolvimento viveram em equilíbrio e nos trouxe até hoje. Sentimos que esse equilíbrio foi quebrado e a pegada deixada caminha para níveis irreversíveis. Será a sociedade capaz de devolver este equilíbrio à natureza e deixar que a mesma torne possível a vida de gerações futuras? Esse é o desafio.
São agora inegáveis as “suspeitas” de uma degradação ambiental sem precedentes, violando ecossistemas e biodiversidade, mas também é certo o despertar para esta ECO Realidade, a forma como politicas ambientais e energéticas se vêm aproximando de condutas e acções que promovam o baixo impacte são indícios de que o tempo é de mudança de mentalidades. Questões como o mercado do carbono, a gestão de resíduos, reciclagem, energias endógenas são já um bom exemplo aplicado.
Com a certificação energética dos edifícios conseguiu-se sensibilizar para o uso eficiente da energia, passando a classificar os edifícios. Outro passo importante, e pioneiro na Europa, foi a implementação da avaliação da qualidade do ar interior nos edifícios, promovendo a segurança dos seus utilizadores e a sustentabilidade dos mesmos.
Falta, porém, medidas que sensibilizem para uma melhor utilização dos recursos, promover a aplicação de materiais autóctones e de produção na proximidade, uso materiais nobres e/ou reciclados, estudo do ciclo de vida de materiais a usar, a importância do edificado e a reabilitação sustentada, são alguns exemplos, entre muitos outros.
A Aldeia, cuja missão passa por contribuir para um desenvolvimento sustentável, fundamentado na conservação da Natureza e na preservação da Cultura e Tradições que sobrevivem nos meios rurais vem reeditar as Jornadas de Eco Construção de 2007, esperando que se concretize o êxito da altura e que a Eco Construção seja cada vez mais uma realidade. Será possível construir o futuro aproveitando a forma sábia como os nossos antepassados o fizeram, não abdicando do conforto e tecnologias disponíveis?
Acreditamos que sim, e prova disso são as inúmeras iniciativas e projectos a surgir em Portugal e pelo Mundo que aplicam e divulgam estes e outros conceitos para uma construção sustentável e ecológica, para uma vida em harmonia com a natureza. Os temas estão lançados e o convite feito, acreditamos neste futuro, por isso tratamos do presente! O nosso atraso, por vezes, é o nosso avanço!

Consulte
aqui o Programa

Poderá encontrar o formulário de inscrição on-line
aqui.
Contactos
ALDEIA - Acção, Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação, Ambiente
Apartado 295230-314 Vimioso
Tel: 962255827 / 919457984 / 966151131
Correio electrónico: aldeiamail@gmail.com