Páginas

19 julho 2010

Casa de Férias em Taipa p/ aluguer_Alentejo Litoral


No passado mês de Junho tivemos oportunidade de visitar esta bonita casa e testemunhar o ambiente acolhedor e o potencial imenso para passar uns dias de férias descansados. A simpatia e hospitalidade estão garantidos e a envolvente paisagística é a beleza particular do Litoral Alentejano.
"A casa, construída em taipa, situa-se cerca 700 metros do centro de São Luís, uma pequena aldeia ao 17 km da Vila de Odemira, sede do maior concelho de Portugal. Fica ainda a 10 km de Vila Nova de Milfontes, aldeia de pescadores no estuário em que o rio Mira se junta ao mar.

Ao entrar na casa encontra-se um corredor com acesso a sala com mesa de jantar e salamandra
a lenha, um quarto casal, um quarto individual e casa de banho.
A cozinha tem acesso a um pátio exterior com grelhador.
A casa consegue albergar confortavelmente cinco pessoas graças ao sofá-cama de casal na sala.

A roupa de cama está incluída e, caso seja necessário, pode ser fornecida uma cama para bebés.

Para informação de disponibilidade e preços pf contacte:
"
Para quem procura descansar e desfrutar do conforto de uma casa construída em taipa, esta será sem dúvida uma excelente opção e merece uma visita!
Aqui fica a dica, para ver mais visitem o http://teresabeirao.blogspot.com/

09 julho 2010

2º OBRAS na SEDE_CdT_17-18 Julho 2010


2º OBRAS NA SEDE SANTIAGO DO CACÉMPORTUGAL 17-18 JULHO 2010
"
Com a nova sede na Cova do Gato, em Santiago do Cacém, a associação Centro da Terra prevê ampliar as suas actividades de formação e documentação, melhorando as condições de trabalho no estudo e divulgação da construção com terra em Portugal.
Após um primeiro encontro de trabalho na sede, no passado mês de Junho, a sede do CdT precisa agora de algumas pinturas, tratamento de pavimentos e arranjos exteriores para começar a funcionar.
Em conjugação com a convocatória para a Assembleia Geral de dia 18/07 e com o objectivo de promover a aproximação da associação aos sócios e interessados e a participação activa destes nas iniciativas promovidas,
a Associação Centro da Terra vem convidar todos os sócios e amigos a participarem connosco nos próximos dias 17/18 de Junho, no 2º encontro
OBRAS na SEDE do CdT
17/18 Junho 2010
Uma vez mais quem quiser ajudar com material ou juntar-se a nós terá apenas de trazer roupa e calçado confortáveis e sobretudo muita vontade de ajudar a pintar e arranjar a nossa sede!
Vamos organizar equipas de trabalho e respectivas tarefas, teremos no local muito trabalho para fazer, ferramentas para todos e boa disposição!
A participação voluntária será remunerada com chouriço assado já prometido!

Para mais informações contactem a associação pelo mail:
info(at)centrodaterra.org
ou pelo telefone: 914 854 458 (Pedro)
"

06 julho 2010

Há Taipa em Carcavelos!





Após diversos meses de expectativa contida e alguma teimosia convicta por parte dos projectistas (sempre salutar entre clientes, empreiteiro, engenheiros e arquitectos), estreamos finalmente com um gozo imenso no Arquitecturas de Terra a colorida novela "Há taipa em Carcavelos!"

Este projecto/obra de uma moradia no concelho de Cascais foi desenvolvido pelo gabinete ACLarquitectos (coordenada e acompanhada pelos Arqs. Pedro Abreu e Ivana Seixas) e teve o seu início em Novembro de 2008.

Com uma área de construção total de 475 m2, a moradia apresenta 2 pisos acima do solo e 1 piso em cave para estacionamento, lavandaria, garrafeira, arrumos e áreas técnicas. A moradia dispõe ainda de uma piscina e jardim na envolvente, sala de jogos com I.S. de apoio e telheiro com barbecue, I.S. e duche exterior.

Iniciamos a novela e as fotografias no momento da obra em que os muros de taipa são construídos.

Inseridos no pátio exterior de entrada da moradia (existe apenas uma parede "suspensa" na sala de jantar), estes muros fazem parte de uma abordagem plástica e expressiva à utilização da terra crua na construção e pretendem ser o desenho físico de uma ideia alternativa de pensar a terra.

Definidas através da criação de planos em terra que se estendem da casa, as taipas são quadros expressivos no jardim, que em conjunto constroem e definem uma imagem intemporal, que não é moderna, tradicional ou contemporânea, que foi criada hoje mas que a partir de amanhã ela terá existido sempre.

Vamos continuar a acompanhar, mostrar e dialogar no Blog sobre as peripécias e a evolução desta bonita moradia!

01 julho 2010

TerraBrasil 2010_INSCRIÇÕES ABERTAS


TerraBrasil 2010 – INSCRIÇÕES ABERTAS!

As inscrições para o III Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil já estão abertas.
O Congresso será realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de 31 de agosto a 03 de setembro de 2010.
O evento está sendo organizado pelo Departamento de Estruturas e Construção Civil (DEC/CCET) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com a Rede TerraBrasil.

O evento terá apresentação de trabalhos científicos, oficinas e palestras.
Os trabalhos científicos que serão apresentados se enquadram nas seguintes áreas:

1. Materiais e técnicas de construção
2. História, conservação e patrimônio
3. Arquitetura contemporânea
4. Ensino, formação e capacitação
5. Sustentabilidade:

As oficinas oferecidas serão:
1. Caracterização de Solos
2. Adobe
3. Técnicas Mistas (Taipa de mão)
4. Taipa de Pilão
5. BTC (Blocos de Terra Comprimida)
6. Abóbadas
7. Cores da Terra (Revestimentos)

Cada inscrito poderá fazer 3 oficinas, sendo que uma delas será obrigatoriamente a Oficina de Caracterização de Solos.
Limite de 20 vagas para qualquer oficina, por ordem de inscrição.

Ficha de inscrição, palestrantes e outras informações podem ser visualizadas no site do evento: http://terrabrasil2010.wordpress.com